17 de dezembro de 2008

medidas anti-engasgos

o japão é conhecido, entre outras coisas - pessoas bizarras, tecnologias do futuro, caça as baleias, dragon ball, etc. -, por apresentar uma expectativa de vida bastante elevada e com estrutura etária de muitos velhos na população. muitos velhos geralmente quer dizer uma dor de cabeça enorme no setor de saúde pública. mas a medicina preventiva é o melhor remédio.
estou dizendo isto pois outro dia no canal japonês nhk estava passando num programa uma série de exercícios para fortalecer a musculatura do pescoço. isto porque quando ficamos velhos essa musculatura, por ser pouco usada, fica enfraquecida, e então as pessoas ficam mais propensas a engasgarem com alimentos. e engasgar pode muitas vezes significar a morte.
pessoas que falam bastante podem ter essa musculatura naturalmente fortalecidas, mas pessoas que não falam tanto podem obter o benefício com os exercícios apresentados. basicamente consistem em esticar a língua abrindo a boca o máximo possível, depois, esticar a língua pros lados e assim por diante.
isso tudo não é pra remeter à idéia de presença de utilidades dentro da tela, mas pra lembrar de um fato evolutivo muito intrigante: o surgimento da fala.

nos outros mamíferos, nos quais a vocalização não é tão pronunciada como em nossa espécie, o sistema respiratório é completamente separado do sistema digestório, havendo ínfimas possibilidades de se engasgarem com o alimento devido a vocalização.


em caso de engasgos, nada como a manobra heimlich... - fonte

... que parece funcionar em outras espécies também. fonte

ter evoluído e consolidado um sistema de comunicação que põe em risco a própria vida só pode significar que a comunicação verbal é de extrema valia, em outras palavras, a fala é tão importante que vale a pena morrer por ela.

Nenhum comentário: