17.1.10

lixo eletrônico a.k.a. e-waste

o estilo de vida contemporâneo gera diversos resíduos devido as diversas atividades que realizamos.
usamos e trocamos com uma certa frequência computadores, celulares, televisores, eletrodomésticos, eletroeletrônicos diversos. mas somente na hora do descarte percebemos o verdadeiro pesadelo que é destinar apropriadamente todo esse material em desuso por ser obsoleto/quebrado/com algum mal funcionamento.

este lixo é peculiar, pois tem durabilidade relativamente limitada, além de apresentar diversas partes com metais tóxicos (e até alguns preciosos). sua reciclagem não é comum no brasil, e muitas vezes ainda é passível de algum conserto, mas que por algum motivo v. já não usa e muitas vezes até já adquiriu outro produto mais novo [e melhor].

o cenário geral é que uma residência acaba gerando diversos lixos eletrônicos que acabam entulhados num canto da casas ou  doados ou até acabam sendo jogados no lixo comum!
esta semana descobri um serviço excelente. e não é aquele da usp. é algo muito melhor.
descobri o email dum cara que se chama heitor (heitorhequipel@hotmail.com), num portal de lixo eletrônico (que o heitor alegou estar vinculado com o greenpeace), e achei o contato desse cara.


clique no logo pra ir direto pro portal do lixo eletrônico

disso tudo aprendi duas coisas: 1) há diversas pessoas por todo o país interessadas em destinar apropriadamente os lixos eletrônicos gerados pela nossa sociedade. independemente de qual a motivação pra isso (social/ambiental/econômico), a iniciativa é ótima. (aqui faço um adendo, pois muitas pessoas acham que eles fazem caridade, pois bem, atentem para o termo ECONÔMICO, ali no parênteses anterior) e 2) o greenpeace tem a capacidade de fazer coisas bacanas.

o heitor é um cara bem simpático e retira o lixo eletrônico na sua casa sem cobrar nada, dá pra agendar o serviço com ele pelo email. ele ainda não faz disso seu ganha-pão, mas acredito que com o empenho dele e a crescente conscientização da destinação deste tipo de material, ele tenha sucesso nesse ramo.

antes de pedir pra que ele retirasse as coisas lá em casa perguntei qual era a destinação dos objetos que ele pegava, e a resposta foi a melhor imaginável:
Vc me passa o endereço e retiro sem custo. Faço a triagem adequada e envio para a reciclagem. Neste processo retira-se  gases e metais pesados nocivos a natureza.  Alguns itens são enviados aos fabricantes e outros para centros de reciclagem. No caso de eletrodomesticos funcionando junto uma quantidade e faço doações principalmente para casas andré luiz.
ou seja, pelo menos os quesitos sociais e ambientais são atendidos com sucesso.

pra ilustrar a situação que estava lá em casa desde que me conheço por gente:
- 2 aspiradores de pó
- 1 vaporetto
- 1 microondas
- 1 enceradeira
- 1 microsystem
- 2 cpus velhas + monitores + mouses + teclados
- 1 impressora a jato
- 1 tv lcd com tela estourada
- 1 caixa cheio de tranqueirinhas eletrônicas dentre os quais tinham controles remotos, carregadores de celular, etc.



lixo high tech não é na lixeira comum (foto)

no geral é assim, quaisquer eletrodoméstico/eletroeletrônico velho/quebrado que esteja encostado na sua casa ou que v. não sabe como se livrar, é só escrever pro heitor (caso v. more na grande são paulo e capital) e marcar um dia. ou se não v. pode consultar o site lixo eletrônico e ver quem mais faz esse serviço próximo da sua casa.

aproveitei e pedi pra ele levar as apostilas do cursinho que estavam entulhadas. a princípio ele recusou dizendo que era papel e tal... mas pedi pra ele encaminhar pra alguma entidade carente e ele topou na hora.

já ia escrever sobre isso de qualquer jeito, mas o heitor pediu pra que divulgasse esse precioso serviço que ele presta sem cobrar nada.
tá feito!

4 comentários:

alexandre disse...

e vc acha mesmo que ele vai fazer tudo isso com esse lixo? cê é bobo meu. auhauehaueaheueahaeueaheuaehaeuahe
e outra....
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
LOOOOOOOKO hein meu.
já tinha feito mó denero com isso ae.
weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

glenn disse...

pois é...
é um lance que dá grana...
existem pouquíssimos lugares que reciclam lixo... se não me engano, tem um lá em americana.
há outros lugares como o centro de recondicionamento de computadores... mas é só computadores que aceitam, e v. precisa passar pela burocracia especificando o material a ser entregue.
enfim, é possível destinar cada coisa em seu devido lugar, mas dá mó trampo, ainda mais se não existe nenhum retorno.

agora, se o cara faz disso seu ganha-pão, acho EXCELENTE!, pq o cara ganha a grana honesta dele e ainda ajuda a destinar pra onde precisa (tanto no sentido de instituições e pessoas carentes como de ser o local que recolhe adequadamente).

em países desenvolvidos a história é outra, empresas ganham uma grana preta com isso.
no brasil a coisa ainda tá engatinhando.

mas o frenesi consumista abriu esse nicho aí.
se v. se dispor a fazer grana com isso, da próxima vez mando meu lixo eletrônico pra v.
huahauhauhau
weeeeeeeeeeeee

ligia disse...

acho muito triste saber que mesmo biólogos ainda vêem atitudes desse tipo de maneira desconfiada, como se duvidassem de uma "caridade".
é por motivos como esses que ficamos amarrados, achando que trabalho que dá certo, é aquele que não gostamos.
por que uma questão ambiental não pode ser importante pra alguém, a ponto dessa pessoa fazer disso uma forma de viver?

Anônimo disse...

Onde,levar,computador,velho,Retiramos,antigos,gratuitamente,monitor,cpu,eletornico,lixo,digital,sp,
Retiramos gratuitamente e encaminhamos corretamente todo material eletrônico,Computadores,(monitores),informatica.
Somos uma empresa de sucata que retiramos estes aparelhos independente de seu funcionamento para desmontar e encaminhar seus componentes para suas respectiva área de reciclagem, os mesmos não serão mais comercializados.
Retiramos estes materiais gratuitamente entre em contato que agendaremos a retirada não importa a quantidade temos veículos todos os dias recolhendo estes materiais em Sp, só deverá ser informado a quantidade para podermos enviar o veículo com capacidade p/ tal.
Contato:
*11 3481-0273*
Grato
Estamos trabalhando em pró a natureza