4 de abril de 2016

Megafusões agrícolas e ameaças à soberania alimentar.

Há no horizonte uma ameaça transnacional no setor de sementes e agroquímicos. Uma ameaça à soberania alimentar.

Atualmente existe um oligopólio de seis empresas que dominam este mercado. As 'Big Ag6', como são conhecidas, são: DuPont-Pioneer, Dow, BASF, Bayer, Syngenta e Monsanto.
Todas elas tiveram um crescimento vertiginoso desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando conseguiram desenvolver grande parte do arsenal químico e que posteriormente teve uso continuado e promovido pela Revolução Verde.

Desde o fim do ano passado duas mega-fusões têm sinalizado que em breve esse mercado estará ainda mais concentrado. Em dezembro a Dow e DuPont anunciaram essa intenção e no começo deste ano a estatal chinesa ChemChina anunciou que irá comprar a Syngenta, jogando a Monsanto (que estava interessada na empresa suíça) pro escanteio.

Agora, para sobreviver a esse mundo agressivamente competitivo, a Monsanto provavelmente irá comprar a Bayer ou a BASF para continuar nesse mercado.



O que são 6 grandes empresas tendem a se tornar 3 empresas gigantescas que, conforme concentram ainda mais o mercado, tendem a se tornar uma ameaça ainda maior à soberania alimentar dos povos.
E isso sem contar outras gigantes do setor agrícola como a Deere & Co., maior empresa do setor de maquinários, que sozinha tem volume de vendas quase equivalente ao dessas 6 empresas somadas. E que num futuro hipotético podem ainda comprar essas gigantescas do setor de sementes e agroquímicos.
O texto conclui da seguinte forma:
Por interesse ou por instinto de autoconservação dos governos nacionais e pela luta de muitos pela soberania alimentar, estas megafusões estão longe de poder se concretizar. Nos próximos meses, as manifestações políticas e populares, assim como os debates nos meios de comunicação nacionais e com os legisladores de cada país, poderiam atingir nos gigantes genéticos um golpe que impeça essas fusões. O fundo da luta não é evitar as fusões, mas principalmente avançar no caminho a acabar com o complexo industrial químico/sementeiro. A maior integração da indústria fará com que a luta por soberania alimentar fique muito mais difícil.

Leia o texto da ECT: Monsanto, voracidad infinita - Megafusiones y amenazas a la soberanía alimentaria

Nenhum comentário: