15 de fevereiro de 2009

contextualizando o verde

o homem tem tentado minimizar o impacto que gera sobre o meio ambiente, e assim tem gerado diversas idéias frutíferas em relação ocupações mais inteligentes, que gastem menos recursos, que aumente a qualidade de vida, etc. e que em última instância significa menor gasto econômico - a única forma de realmente convencer as pessoas.

neste contexto uma idéia pelo qual fiquei muito intrigado é o high line public park project, que já está em andamento. a idéia é colonizar, com plantas, uma rodovia elevada abandonada em nova iorque - desembocando em plena manhattan -, numa extensão de 1,5 milhas, que significa pouco mais de 2,4 km.


a idéia é aproveitar os diversos microclimas urbanos que há ao longo dessa rodovia - áreas ensolaradas, sombreadas, úmidas, secas, com vento e espaços com abrigos -, variando desde áreas 100% pavimentadas a 100% vegetacional. várias partes receberão um substrato que incentiva a colonização pelas plantas emergentes - como se fossem rachaduras na calçadas em que nascem grama. tudo isso associando o melhor da agricultura com a arquitetura, conceito chamado de agritecture.


acesse o link abaixo para mais imagens

via designboom

Nenhum comentário: