23 de novembro de 2008

maconhisse

na última feira do livro que teve na usp comprei, dentre outros títulos, maconha, cérebro e saúde, de renato malcher-lopes e sidarta ribeiro, ambos neurobiólogos, e dos melhores que temos em terras tupiniquins.

o livro é bem interessante pois aborda de uma forma bem fácil e rápida, a neurofisiologia por trás de uma das drogas mais difundidas nas sociedades atuais.

a maconha já foi utilizada em diversos rituais em diversos lugares - principalmente na ásia -, foi condenada devido ao racismo no brasil (assim como a capoeira e a umbanda), depois foi criminalizada praticamente no nivel global e atualmente cientistas vislumbram um gigantesco potencial médico de 70 canabinóides - substâncias ativas que as plantas do gênero Cannabis apresentam. Esse esforço científico cresceu principalmente no anos 90, quando cientistas tiveram conhecimento de substâncias endocanabinóides - que são substâncias com ações semelhantes aos canabinóides, com a grande diferença dela ser produzida pelo nosso próprio corpo.

um glossário presente no fim do livro pode ser bastante útil para leitores não iniciados em jargões biológicos (principalmente fisiológicos).

uma ótima leitura para entender o comportamento, os aspectos psicológicos, e os potenciais riscos por trás de uma das drogas recreativas mais populares do mundo.

boa viagem.

maconha, cérebro e saúde
de renato malcher-lopes e sidarta ribeiro
ed. vieira & lent
coleção ciência no bolso

Nenhum comentário: