30 de maio de 2009

ar roto outonal

sinal alemão de trânsito: tráfego não permitido devido a smog

nesta semana que passou, tivemos uma névoa constante na cidade de São Paulo por (pelo menos) três dias seguidos, mesmo com chuvas nestes mesmos dias, hoje já faz uns dois dias que essa névoa se ausenta.
não sei qual a natureza dessa névoa, talvez um smogG...
numa rápida busca, não encontrei nenhuma informação que procurava, nenhuma notícia a respeito, nenhum blógue comentando...
acho que as pessoas já encaram isso de forma banalizada, uma trivialidade qualquer de uma pessoa preocupada com o ar que entra nos próprios pulmões. a única coisa que anunciam é o trânsito recorde e coisas do tipo, acho que isso resume um pouco as preocupações humanas atuais: tudo o que importam são os fatos, nem tanto as causas, tampouco suas consequências.

espero que o inverno seja mais ameno neste aspecto

G
smog(wikipedia): (smoke+fog) smog fotoquímico é tipo moderno mais comum de smog devido à poluição e é causada pela atividade antrópica, principalmente o trânsito das grandes cidades. esta reação com a luz solar origina diversas substâncias nocivas como óxidos de nitrogênio (NOx), compostos orgânicos voláteis (COVs), ozônio troposférico (ao nível do solo), nitratos de peroxiacil e aldeídos.

Nenhum comentário: