14 de fevereiro de 2010

gado desmatador

"são paulo é o estado que mais consome a amazônia". esta é uma afirmação que ouvi numa aula de recursos madeireiros ministrada por Gregório Ceccantini.
no caso ele se referia principalmente a recursos madeireiros, que era o assunta da aula, porém não apenas a madeira vem de recursos geralmente ilegais, a carne que comemos também pode ser.

recomendo a leitura do blog do sakamoto, que noticia a indicação pelo ministério público federal para que 36 empresas parem de comprar gado de propriedades rurais que não esteja inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). isso porque foi descoberto que algumas empresas desmatavam ilegalmente parte da amazônia para criação de gado. conforme a leitura avança, vê-se que bandido é tudo farinha do mesmo saco.

algumas das 36 empresas são conhecidas nossas, como a sadia, perdigão, seara, carrefour, grupo pão de açúcar, dentre outros.

há três pdfs interessantes disponibilizados no post (resumo do acordo do MPF com os frigoríficos, resumo do acordo do MPF com o governo do Pará e lista das empresas notificadas em 2009 que compraram produtos dos frigoríficos)

clique aqui para ler o post do sakamoto sobre o assunto.

Nenhum comentário: