7 de dezembro de 2012

Johan Rockstrom @TED




Crescimento populacional, mudanças climáticas, destruição de ecossistemas e a noção linear de mundo do homem são o que Johan Rockstrom afirma ser a pressão quádrupla que define o que se conhece como antropoceno - em que o homem exerce um papel na mudanças planetárias.

Degradação do solo, superexploração de recursos pesqueiros (que seria a tradução mais apropriada de overfishing do que 'pesca predatória' já que predadores são itens essenciais pro bom funcionamento de um sistema...), perda de biodiversidade, gases de efeito estufa de vários tipos em níveis progressivamente crescentes, todos esses fenomenos ocorrendo principalmente a partir de meados de 1950.

Isso tudo acaba gradualmente com a resiliência do sistema que é a Terra, já que estamos tirando todos os recursos naturais que trabalham para que esse sistema funcione adequadamente.

Assita o vídeo pra entender melhor como todos esses fenômenos catastróficos estão nos levando e como o uso de recursos localmente é chave para mudarmos a relação com o planeta.

Nenhum comentário: