pois de tanto vento que sopra, estima-se que 60% de energia elétrica consumida no brasil poderia ser provida por fontes eólicas nordestinas, conclusão de pesquisadores do cptec (centro de previsão do tempo e estudos climáticos), órgão ligado ao inpe (instituto nacional de pesquisas espaciais).
foi utilizado dados do atlas do potencial eólico brasileiro, e concluíram que em 71 mil km² do brasil tem velocidade adequada pra gerar energia (i.e. >7 m/s), sendo principalmente no nordeste.
a energia eólica, além de menos agressivas ao meio ambiente que as hidrelétricas e termelétricas que predominam na geração de energia em nosso país, ainda não teriam problemas com a sazonalidade das águas, que faz com que a energia gerada seja menor em hidrelétricas presentes no nordeste, principalmente nos longos períodos de seca.
o avanço tecnológico aumenta cada vez mais o potencial da energia elétrica, pois quanto mais alto, mais vento, e portanto, quanto mais alto se consegue erguer um ventiladorzão daqueles, mais energia é gerada.
mais uma coisa, ela ajuda a reduzir o efeito estufa, apesar de matar parte da fauna que sobrevoe na altura das hélices. dentre as soluções que existem, ainda é das melhores que temos em termos de custo/benefício.
fonte consultada:
- jornal ambiente brasil, ventos brasileiros podem atender mais de 60% do consumo de energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário