8 de março de 2009

campanha antibiopirataria

muitas vezes turistas que vão a lugares diferentes querem trazer souvenirs dos locais que visitam, e, por ignorância ou ambição, trazem espécimes diversos de animais, plantas, microorganismos... essas pessoas são biopiratas, e podem dar origem a catástrofes ecológicas, causando a invasão biológica moderna mais comum: aquela mediada pelo homem.

a invasão biológica é caracterizada pela entrada de um organismo exótico - (por exótico entende-se um organismo que não é originário de um determinado local, o oposto de exótico é nativo). organismos exóticos são muitas vezes capazes de dominar um novo ambiente, principalmente pela ausência de predadores específicos, a partir disto, toma nicho de animais nativos, podendo levá-los a extinções.
para se ter idéia, a invasão biológica é uma das principais causas de extinção de espécies no planeta, juntamente com perda de hábitat, dentre outros.

para reduzir alguns desses aspectos, muitas ongs fazem campanhas para conscientizar as pessoas de que não devem fazer isso, geralmente mostrando alguma faceta realmente desagradável. mas algumas vezes eles acertam e mandam muito bem na publicidade e criatividade.

segue abaixo o vídeo do international fund for animal welfare, de campanha contra a tomada de animais como souvenirs.



"se eles quisessem vir, eles viriam"

via p.o.v.

Um comentário:

ligia disse...

será que eu consigo convencer um elefante de vir pra cá?
eu compraria amendoim todos os dias, pra ele...