14 de agosto de 2013

Rede Mobilizadores promove oficina online sobre agricultura urbana


[De acordo com projeções de especialistas, cerca de 80% da população mundial viverá nas cidades até 2030. Diante deste cenário, a ideia de produzir alimentos nos grandes centros de consumo vem sendo uma tendência mundial, podendo representar não só uma forma de garantir a segurança alimentar das populações, como também um campo de oportunidades para novos modelos de negócio e estímulo ao consumo consciente.
Mas em que locais é possível praticar a agricultura urbana? Em que ela difere da agricultura convencional, realizada no campo? De onde retirar os nutrientes para que ela seja, de fato, produtiva? Como ela pode contribuir para a destinação correta de resíduos orgânicos e para o estímulo ao consumo consciente? Qual o papel da agroecologia neste tipo de agricultura? Estas e outras questões estarão em pauta na oficina online Agricultura Urbana, que a Rede Mobilizadores Coep realiza de 19 a 23 de agosto no site www.mobilizadores.org.br.
Para facilitar a oficina, a rede convidou o engenheiro agrônomo Marcos José de Abreu, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea-SC) e coordenador do eixo urbano do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).
Marcos José coordenou a implantação do projeto A Revolução dos Baldinhos , numa comunidade de baixa renda de Florianópolis. A iniciativa, baseada na gestão comunitária de resíduos e na produção de fertilizante natural, viabiliza o plantio de alimentos por meio da agricultura urbana e vem transformando a realidade local.
Para Marcos José, o projeto traz diversos benefícios para a comunidade. Ao plantarem parte de seus alimentos, os moradores poupam dinheiro. Sem lixo nas ruas e com verduras frescas na mesa, há também melhoria na saúde das pessoas , explica, acrescentando que a iniciativa pode ser facilmente replicada.
As inscrições podem ser feitas de 13 a 19 de agosto, gratuitamente, no site www.mobilizadores.org.br. As vagas são limitadas. Todos os que participarem do minifórum da oficina receberão certificado.
A oficina tem apoio do Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e Eletronuclear.
Mais informações: (21) 2528-3352.
Fonte: Coep Nacional

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3279 / 3483
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br
Redes Sociais

Nenhum comentário: