31 de julho de 2009

vacina do cão

em minha opinião pessoal, o cão é um dos sinantrópicos mais notáveis.
como dono de duas cadelas, sou a favor da posse responsável de animais, prezando o bem-estar físico e psicológico deles.
para isto, uma das vacinas periódicas essenciais é a anti-rábica.
pra ter bastante adeptos, a campanha de vacinação da prefeitura de são paulo aproveita a antiga crendice de que o mês de agosto é o mês do cachorro louco. então a época de vacinação já está aí. ela ocorre no período de 03 a 16 de agosto.

se não vacinar, o bicho morde
foto tirada de worms and germs blog


v. pode levar seu gato ou cão para tomar esta vacina consultando a lista completa dos postos de vacinação (em pdf), que mesmo não sendo de fácil consulta, é útil. para mais informações e recomendações, consulte o site da COVISA(Coordenação de Vigilância em Saúde) ou ligue 156.

se não me engano, no tratado de animais silvestres, os autores dizem que a raiva é transmissível, e uma vez que ele começa a se desenvolver no hospedeiro mamífero, se torna incurável e (virtualmente)100% letal.

é bom lembrar que no ambiente urbano, as aglomerações populacionais apenas aumentam as possibilidades de contágio, por isso vacine seu cão. é uma questão não apenas de gostar dele, mas de saúde pública.

se v. ainda não tem seu cão, adote.

Nenhum comentário: